EXPOSIÇÃO "DESCRIÇÃO DE UM QUADRO" | SÉRGIO NOVO
02 A 27 DE NOVEMBRO | CATELO BRANCO_ IPJEXPOSIÇÃO "DESCRIÇÃO DE UM QUADRO" | SÉRGIO NOVO
SINOPSE
Uma paisagem entre estepe e savana, a cor do céu azul da Prússia, duas gigantescas nuvens navegando nele… A casa em primeiro plano… Uma mulher, (…) como se não pudessem esquecer um quadro e ou não quisessem ver outro… Como o Homem sai da casa, e desaparece nele como o Homem na casa (…)… Que carga terá partido esta cadeira e tornado a outra insegura?, uma morte violenta talvez, ou um ato sexual desenfreado… as franjas sangue seco da ferida a toda a largura do pescoço, … Eu disse-te para não voltares, quem está morto, está morto.
A rudeza do esboço uma expressão de desprezo pelas cobaias homem, pássaro, mulher? A bomba de sangue do assassínio diário, homem contra pássaro e mulher, mulher contra pássaro e homem, pássaro contra mulher e homem, fornece o combustível ao planeta. Sangue é a tinta com que escreve a cores sobre a sua vida de papel…
O cego cambaleia e berra, medo de que o erro aconteça no tempo de um pestanejar… O assassínio é um trocar de sexo, estranho no próprio corpo, viver no espelho, (…) EU? O seu rosto o meu túmulo, EU a mulher com a ferida no pescoço, à direita e à esquerda nas mãos o pássaro rasgado ao meio, sangue na boca, EU o pássaro que com a escrita do seu bico mostra ao assassino o caminho para a noite, EU o vendaval congelado.
FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA
exposição de ilustrações de_ sérgio novo
baseadas no texto “descrição de um quadro” de_ heiner müller