contraDANÇA - festival de dança e movimento contemporâneo
15 anos de dança e movimento contemporâneo no interior
O contraDANÇA chega em 2024 à sua 15.ª edição. Trata-se de um festival com uma base artística sólida, um espaço comum onde a palavra-chave é o movimento contemporâneo, onde a dança a performance, o teatro, o circo contemporâneo, as media artes e a música se combinam e conjugam.
O festival tem como objetivo promover e desenvolver as várias formas de expressão artística contemporâneas na região. É um espaço onde novos artistas e projetos embrionários encontram visibilidade e oportunidade de divulgação, juntando criadores consagrados e emergentes.
Desde a primeira edição do festival (2006) continuamos a desbravar caminho para a criação contemporânea no interior do país. Projetos que conquistam públicos nas grandes cidades tardam a chegar à região, alguns deles nunca cheguem a pisar o solo do interior. O contraDANÇA assume-se como uma montra artística para a região, na qual desfilam vários espetáculos e projetos, por vezes, difíceis de classificar.
Uma ocasião única para assistir a espetáculos disruptivos, que este ano serão apresentados na Covilhã, Fornos de Algodres, Gouveia e Guarda, contribuindo para a democratização das artes. O alcance do festival continua a crescer, chegando finalmente à Guarda, com quatro espetáculos. A aposta na apresentação de espetáculos para público escolar, permite-nos chegar este ano a cerca de mil crianças.
Em edições anteriores o contraDANÇA viajou até Belmonte, Castelo Branco, Figueira de Castelo Rodrigo, Fundão, Santa Maria da Feira, Silvares, Seia, Teixoso, Tourais e Tortosendo. O festival pretende chegar a uma população que queremos mais desperta para espetáculos inovadores e capazes de despertar o sentido estético das nossas gentes.
Hoje, o contraDANÇA assume um carácter de sensibilização cultural na região, fomenta a importância das manifestações artísticas de cariz mais contemporâneo, na formação e desenvolvimento de uma consciência crítica. Pretendemos desmistificar as artes contemporâneas numa aproximação ao público, fazendo-o sentir-se o elemento mais importante e estimulá-lo, porque não, para uma futura intervenção nos processos criativos.
Realizar um projeto deste género no interior não é a mesma coisa que realizá-lo num concelho do litoral, ou junto de uma grande metrópole. O impacto aqui é sempre maior e mais justo. Tudo o que se faça em termos culturais no interior será sempre pouco quando comparado com outros locais.
Sintam-se convidados, aceite o desafio da ASTA e venha surpreender-se. Esperamos por si nos vários espetáculos que programámos a pensar em si e nas diversas atividades paralelas. Venha fazer parte, veja, sinta, sonhe, intervenha, sugira, questione, pergunte, participe!
O contraDANÇA é um espaço livre e democrático onde todos são bem vindos!