KING KONG | ALMA d’ARAME
29 DE SETEMBRO_ 10H30 | TEIXOSO_ AGRUPAMENTO DE ESCOLASKING KONG | ALMA d’ARAME

O teatro de marionetas tem origens em tempos imemoriais, tendo provavelmente surgido como resposta à necessidade do homem primitivo. O teatro de marionetas e o cinema têm muitos pontos em comum. Criam sonhos visuais, uma cosmogonia onde o maravilhoso está presente lado a lado com os monstros mais hediondos. Ambos utilizam efeitos visuais para nos levar em viagens.
Na sua génese e ainda atualmente, o cinema pede emprestadas as técnicas do teatro de marionetas para dar vida a inúmeras personagens fantásticas: Godzilla, Yoda, King Kong e muitos outros.
Queremos viver esta aventura no outro lado. King Kong foi o primeiro filme com um monstro gigante que nasceu no cinema. Para este filme, foram utilizados bastantes efeitos especiais.
King Kong faz parte da nossa cultura comum, o mito do selvagem livre de natureza desconhecida. O monstro contra a civilização. O puro contra o lucro!
Reescrever esta história para uma peça de marionetas é um desafio. Torná-la pequena, mas dar-lhe uma grande interpretação. Contar uma história ao ritmo de um filme, contar com os olhos do público como se fossem câmaras e utilizar os clichés do filme impressos nas suas mentes.
Um cenário pequeno, 2 marionetistas e muitos efeitos especiais em direto em 45 min de aventura!
Trata-se de uma metáfora acerca da tomada de poder sobre a natureza e da forma como isso termina. A natureza retratada no masculino de forma selvagem, devastadora e inadaptável! O humano civilizado defende o lucro/o humano selvagem mantém o equilíbrio com o sacrifício de virgens. Estamos todos a contar uma história moralista simples, mas muito espetacular.
O Primeiro da Sua Espécie (1932), é uma porta aberta para todos os monstros saírem do ecrã e ocuparem o nosso imaginário; preencher os nossos sonhos de “novos mundos” com fantasmas; mundos teatrais e novas experiências visuais, inspiradas no velho imaginário cinematográfico.
Ficha Artística e Técnica
Criação: Yiorgos Karakantzas e Amândio Anastácio | Direção artística: Yiorgos Karakantzas | Assistência de direção: Ildeberto Gama | Atores/manipuladores: Jorge Serena e Catarina Mota | Cenografia e marionetas: Ildeberto Gama, Amândio Anastácio e Yiorgos Karakantzas | Construção de marionetas: Susana Malhão e Amândio Anastácio| Construção de cenário: João Evaristo Sousa | Costureira: Susana de Oliveira | Desenho de luz e máquinas de projeção: João Sofio | Música: João Bastos | Tradução: Adelina Cristóvão | Direção de Produção: Ricardo Falcão | Produção: Susana Malhão | Coprodução: Alma d’Arame e Anima Theatre | Apoio: Município de Montemor-o-Novo | ESTRUTURA FINANCIADA POR: DGArtes – Direcção Geral das Artes e Governo de Portugal – Secretário de Estado de Portugal