Menu

KING KONG | ALMA d’ARAME

29 DE SETEMBRO_ 10H30 | TEIXOSO_ AGRUPAMENTO DE ESCOLAS

KING KONG | ALMA d’ARAME

O teatro de marionetas tem origens em tempos imemoriais, tendo provavelmente surgido como resposta à necessidade do homem primitivo. O teatro de marionetas e o cinema têm muitos pontos em comum. Criam sonhos visuais, uma cosmogonia onde o maravilhoso está presente lado a lado com os monstros mais hediondos. Ambos utilizam efeitos visuais para nos levar em viagens.

Na sua génese e ainda atualmente, o cinema pede emprestadas as técnicas do teatro de marionetas para dar vida a inúmeras personagens fantásticas: Godzilla, Yoda, King Kong e muitos outros.

Queremos viver esta aventura no outro lado. King Kong foi o primeiro filme com um monstro gigante que nasceu no cinema. Para este filme, foram utilizados bastantes efeitos especiais.

King Kong faz parte da nossa cultura comum, o mito do selvagem livre de natureza desconhecida. O monstro contra a civilização. O puro contra o lucro!

Reescrever esta história para uma peça de marionetas é um desafio. Torná-la pequena, mas dar-lhe uma grande interpretação. Contar uma história ao ritmo de um filme, contar com os olhos do público como se fossem câmaras e utilizar os clichés do filme impressos nas suas mentes.

 

Um cenário pequeno, 2 marionetistas e muitos efeitos especiais em direto em 45 min de aventura!

 

Trata-se de uma metáfora acerca da tomada de poder sobre a natureza e da forma como isso termina. A natureza retratada no masculino de forma selvagem, devastadora e inadaptável! O humano civilizado defende o lucro/o humano selvagem mantém o equilíbrio com o sacrifício de virgens. Estamos todos a contar uma história moralista simples, mas muito espetacular.

O Primeiro da Sua Espécie (1932), é uma porta aberta para todos os monstros saírem do ecrã e ocuparem o nosso imaginário; preencher os nossos sonhos de “novos mundos” com fantasmas; mundos teatrais e novas experiências visuais, inspiradas no velho imaginário cinematográfico.

Ficha Artística e Técnica
Criação: Yiorgos Karakantzas e Amândio Anastácio | Direção artística: Yiorgos Karakantzas | Assistência de direção: Ildeberto Gama | Atores/manipuladores: Jorge Serena e Catarina Mota | Cenografia e marionetas: Ildeberto Gama, Amândio Anastácio e Yiorgos Karakantzas | Construção de marionetas: Susana Malhão e Amândio Anastácio| Construção de cenário: João Evaristo Sousa | Costureira: Susana de Oliveira | Desenho de luz e máquinas de projeção: João Sofio | Música:  João Bastos | Tradução: Adelina Cristóvão | Direção de Produção: Ricardo Falcão | Produção: Susana Malhão | Coprodução: Alma d’Arame e Anima Theatre | Apoio: Município de Montemor-o-Novo |  ESTRUTURA FINANCIADA POR: DGArtes – Direcção Geral das Artes e Governo de Portugal – Secretário de Estado de Portugal

This is a unique website which will require a more modern browser to work!

Please upgrade today!

shop giay nuthoi trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautiful