Menu

LA NOVIA DEL VIENTO | ABREGO TEATRO

26 DE OUTUBRO_ 21H30 | COVILHÃ_ TMC

LA NOVIA DEL VIENTO | ABREGO TEATRO

SINOPSE

Este espetáculo pretende a partir da afinidade ideológica e criativa que compartilho com Leonora Carrington, render-lhe uma homenagem pessoal, que por natureza resulta um pouco como universal. Rebeldia, anti autoritarismo, anti conformismo originalidade e honestidade na criação, são valores que permitem entender a vida desta artista imprescindível do século XX.
A ação decorre num período cheio de acontecimentos extraordinários marcados pelo amor, pelo surrealismo, pela política, pela guerra, pelo feminismo, pela repressão, pelo castigo extremo e a sua inadaptação às normas familiares e sociais, a tentativa de castração artística e existencial e a recuperação da liberdade. Registo que Leonora completará posteriormente, com a assimilação da rica cultura mexicana, absorvendo-a com todos os seus poros, e que juntamente com os seus antepassados celtas, e a tradição católica familiar, confirmará a sua inconfundível cosmogonia.
Em cena há duas Leonoras. Situadas em círculos concêntricos falam-nos da dualidade de um ser único. No círculo interior uma Leonora que revive a sua crise nervosa e o terrível castigo infringido por fazer frente aos tradicionais convencionalismos. Vive na primeira pessoa o desequilíbrio emocional que a empurra para as margens da loucura, e que mostra um mundo impregnado de visões aterradoras. No círculo exterior temos uma Leonora fora do seu tempo que remete para a sua infância. Os acontecimentos mais importantes que cimentam a sua personalidade até ao momento em que sofre uma crise nervosa em 1939. Estas duas Leonoras em interação permanente transmitem por círculos concêntricos, até que num dado momento, os seus discursos se entrecruzam em palco, onde dialogam, amam, cuidam e lambem as feridas mutuamente.
Leonora é uma personagem complexa, cheia de particularidades, que em alguns momentos remetem para a sua grandíssima vida interior, fonte inesgotável para a sua criatividade.

 

FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA

Interpretação_ María Vidal | Guarda-roupa_ Paula Roca | Cenografia_ Lourdes Fernández, Marijo Velo | Dramaturgia e direção_ Pati Domenech | Um espetáculo de_ Abrego Producciones

This is a unique website which will require a more modern browser to work!

Please upgrade today!

shop giay nuthoi trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautiful