Menu

VALSA N.º 6 | BAAL 17

07 DE NOVEMBRO_ 21H45 | COVILHÃ_ TEATRO-CINE

VALSA N.º 6 | BAAL 17

SINOPSE

“Valsa n.º 6” é um monólogo carregado de dramaticidade. Sónia é uma menina que acaba de completar 15 anos. Estudou nos melhores colégios, é educadíssima e tem uma obsessão pela Valsa Nº 6, de Chopin. No desenrolar da história, sempre com a Valsa nº 6 como pano de fundo, a adolescente vai revelando uma teia de assassínio, adultério, dupla personalidade, alucinações e conflitos entre o real e o imaginário.
E se, normalmente, são precisos dois para dançar a valsa, com Nelson Rodrigues, “Valsa n.º 6” é dançada apenas por um intérprete. “Um dos problemas práticos do Teatro é o excesso de personagens e daí ele [Nelson Rodrigues] imaginou um intérprete múltiplo ‘síntese não só da parte humana como do próprio décor e dos outros valores da encenação. Uma pessoa individualizada – substancialmente ela própria – e, ao mesmo tempo, uma cidade inteira, nos seus ambientes, sua feição psicológica e humana’, explica o encenador utilizando as palavras de Nelson Rodrigues.
“Sónia, menina assassinada aos 15 anos”, foi a primeira frase-informação criada por Nelson Rodrigues para esta Valsa que, garante o encenador, “impressiona não só pela diversidade de personagens que uma só atriz [Telma Saião] encena”, mas “sobretudo, como vai, num crescente, dizendo-nos em diversas formas o que, de facto, ocorreu, com um final tragicamente lindo”. “A juventude, sobretudo na fronteira entre a meninice e a adolescência, é de integral tragicidade. Nunca uma criatura é tão trágica como nessa fase de transição”, insistia Nelson Rodrigues, que tinha como máxima para os jovens: envelheçam.
No passar dos 25 anos sobre a morte de Nelson Rodrigues, “Valsa n.º6” apresenta-se como um ato de criação e produção assente numa profunda análise artística do texto homónimo do dramaturgo com uma forte componente de experimentação nas áreas vocal, corporal plástica e musical assente na dicotomia presente na obra – fragilidade e força.

FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA

texto_nelson rodrigues
encenação_nelson rodrigues filho
interpretação_telma saião
direção plástica e técnica_marco ferreira
direção musical_joão schmid
assistência de encenação_cristiane rodrigues
treino vocal_sara belo
imagem_miguel rocha
figurinos_regina schimd
direção de produção_rui garcia
produção executiva_sandra serra
produção minas gerais_cléber camargo rodrigues
género_teatro/performance
duração_60m
país_portugal

This is a unique website which will require a more modern browser to work!

Please upgrade today!

shop giay nuthoi trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautiful